terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O QUE É PRECISO PARA SER UM EVANGELISTA DE CRIANÇAS?

Já parou para pensar se um chefe de cozinha não gostasse de cozinhar, ou se um geriatra tivesse aversão a idosos, o que você pensaria? Provavelmente diria que se estes não gostam do que fazem porque exercem tais profissões, correto? O primeiro critério para trabalhar com crianças na igreja, além de ser convertido, é amar estar com as crianças, esse é o primeiro passo, mas não o suficiente. A base de uma igreja sólida está no conhecimento da Palavra de Deus, por isso, torna-se indiscutível que o ministério de ensino na igreja é fundamental para a vida, edificação e crescimento da igreja. Como Oséias 4:6 afirma “ O meu povo se perde por falta de conhecimento”. E através das escolas bíblicas, com professores capacitados é claro, à luz da Palavra de Deus pode ser trasmitida. E como foi citado anteriormente, muitos são levantados para o ministério infantil quase que sem nenhum critério, recaindo em pessoas despreparadas, sem amor ou visão da obra. Por isso, neste capítulo abordaremos questões fundamentais para que alguém exerça este ministério. Mas antes, torna-se relevante explicitar o que é ser um professor. 3.1- O QUE É UM PROFESSOR? Um professor evangelista de crianças deve compreender, antes de mais nada, que ele não trabalhará sozinho, mas em colaboração com o Espírito Santo, para poder conseguir atingir a vida de seus alunos provocando mudanças por meio do processo ensino-aprendizagem.
O professor não será o centro da classe, mas um canal por onde serão transmitidos os conhecimentos. O verdadeiro professor será o Espírito Santo e o professor o mediador para que tal conhecimento possa ser passado. O professor precisa entender que exercerá grande influência nos seus alunados, por isso, devendo ser um exemplo. Exemplo, segundo o dicionário, significa molde ou
12
modelo pelo qual são feitas as cópias. O apóstolo Paulo disse em uma de suas pregações “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 CO 11.1). Não somos perfeitos, mas devemos ser um exemplo para todos, pois assim é uma forma de testemunhar a obra que Jesus realizou em nossas vidas, e se somos professores nosso exemplo deve ser ainda maior, sendo sempre vigilantes para que não caiamos em tentação. Será que poderíamos dizer neste momento “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”? Pense nisso! O professor pode ensinar de várias maneiras, mas principalmente, através do seu caráter, o que verdadeiramente ele é. O professor deve ter certeza de seu chamado, sendo fiel e capaz de ensinar outras pessoas. Finalmente, o professor precisa entender que sua principal tarefa é ensinar a Palavra de Deus de tal forma que toda criança reconheça a necessidade da salvação por meio de Jesus Cristo, aceitando-O e tendo uma vida de entrega ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário