terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Entendendo o ministério infantil

1- A DESVALORIZAÇÃO DE UM MINISTÉRIO VALIOSO.

A bíblia diz em Efésios 4:11-12: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”; Vemos, nas igrejas em geral, uma diversidade de ministérios e dentre tantos encontra-se o Ministério Infantil. Uns compreendem a profundidade deste ministério, mas outros não. O trabalho com crianças não pode ser visto com o objetivo de deixar os pais participarem do culto ou não atrapalhar o bom andamento do culto. Infelizmente muitos pais chegam à igreja e acham que a partir daquele momento seus filhos são responsabilidades dos diáconos ou professores de classe infantil. Mas o que deve ser compreendido pelos pais, liderança e professores de crianças que, assim como outras funções eclesiásticas da igreja, o trabalho com crianças é um ministério importante como qualquer outro e deve ser tratado com seriedade. Muitos professores de crianças acabam achando que seu ministério se limita a cuidar das crianças para que os pais possam cultuar a Deus sem se dispersarem. Mas se os que trabalham com crianças entender que não foi chamado para ser babá, mas sim ensinar, o ministério infantil será edificante, frutífero e recompensador. E a maior recompensa para os evangelistas de crianças será, sem dúvida, poder contemplar os frutos gerados com as sementes que plantaram em cada coração. Pesquisas demonstram que: 4% aceitaram Jesus com mais de 30 anos 11% entre 15 e 30 anos 85% entre 4 aos 14 anos O que pode ser observado então, é que os que trabalham com crianças têm um privilégio, oportunidade e responsabilidade maior de ganhar mais almas para o Reino do Senhor. A pesquisa acima demonstra também que as crianças têm sede de Deus e desejam ser salvas, por isso, é preciso que se leve a sério este ministério.
A bíblia diz: “Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo” (Rm 12:07). Deve-se dedicar tempo a esse ministério,
8
sabendo que se você dá o seu melhor para as crianças, estará dando o seu melhor para Deus. Como já foi dito anteriormente, na maioria das igrejas, não existem críterios para escolher quem trabalhará com crianças e acabam escolhendo os considerados “menos capacitados” para exercer outras funções compreendidas como sendo “mais imporantes”. Isso infelizmente acontece, já vi pastores levantarem para trabalhar com crianças pessoas que nunca sentiram vontade em trabalhar com o ministério infantil, que não levavam o menor jeito, que não tinham vontade de estar com este cargo na igreja. Mas para cargos como diáconos, pastores, evangelistas, tesoureiros, secretários, ministro de louvor, instrumentistas, líder de jovens, etc se têm o maior cuidado para escolher, porque? A igreja e a equipe que trabalha neste ministério precisam mobilizar-se a respeito de levar a toda a igreja a conscientização da importância desse trabalho com crianças, principalmente para os pais, compreendendo que o trabalho com crianças na igreja visa ser um canal para que a criança aceite a Jesus e cresça na Palavra de Deus, mas que em partes, se torna em vão os esforços dos professores quando não tem o apoio destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário