quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tudo o que semeamos

CONHEÇA MAIS: Josué 2:1-24; 6:17-25; Gênesis 25: 29-34; 27: 11-47; 29: 20-27.

OBJETIVO: Lembrar que tudo o que fazemos, recebemos as conseqüências.

DISPOR DE: Um jovem vestido como Jacó, e que se assente em um lugar visível, enquanto outras pessoas contam a história. Quando seu nome for falado: “Jacó” em determinados momentos, deve-se sinalizar para ele, a fim de que demonstre uma atitude de tristeza.

RECOMENDAÇÃO: Que a pessoa escolhida, para contar a história seja direta, ao falar sobre os aspectos negativos da mentira e do engano. Que a pessoa que represente tenha uma boa expressão facial.

HISTÓRIA:

Jacó foi um menino igual a vocês. Cresceu e chegou a ser um rapazinho. Há um aspecto em sua vida que poucas vezes lembramos. É que tudo o que fazemos, sempre traz uma conseqüência. A Bíblia ensina isto dizendo o seguinte: “Tudo que o homem semear, isto também ceifará”. Em outras palavras, quando nós plantamos batatas, não podemos esperar colher maçãs.

Um aspecto da vida desse personagem bíblico é pouco falado. Jacó foi um enganador e mentiroso. Com o engano, ele conseguiu ser o irmão mais velho e ter a primogenitura. Nesse tempo, o filho mais velho tinha privilégios que os outros irmãos não desfrutavam. Quando o pai morria, ele era considerado o dono de toda a herança.

Quando seu pai Isaque estava para morrer, preocupado que seu irmão pudesse matá-lo, ele enganou a seu próprio pai, com o fim de conseguir os privilégios da primogenitura. Como seu irmão tinha muitos pêlos no corpo, e sabendo que seu pai estava quase cego, ele colocou uma pele macia de lã de animal sobre seus braços e no pescoço, para que seu pai, ao tocá-lo, acreditasse que era Esaú. 
Quando Esaú foi pedir a sua bênção de irmão mais velho, esta já havia sido concedida a Jacó. Esaú aborreceu-se muito e prometeu vingar-se de seu irmão. Jacó teve que fugir para bem longe, por temor à ira de seu irmão.

Quando esteve em terra estranha, ele se apaixonou de uma bela jovem e como não tinha dinheiro para pagar o dote, trabalhou durante sete anos para ter o direito de se casar com ela, porém tomou do seu “próprio remédio” e bebeu amargamente as conseqüências de suas ações. Seu próprio sogro o enganou, dando-lhe a outra filha em casamento.

Anos mais tarde, seus próprios filhos o enganaram, fazendo-o acreditar que seu filho querido José havia sido morto, mas na verdade, o havia vendido como escravo, aos mercadores que iam ao Egito.

Se bem que Jacó viveu momentos felizes, uma grande parte de sua vida foi sofrendo as conseqüências de suas más decisões. A lição é que não importa o que façamos, sempre receberemos as conseqüências de nossas ações.

Quando nós nos comportamos bem, de uma ou de outra forma, recebemos os resultados de nossa boa conduta.

Comportar-se bem é uma forma de vida que sempre recebe bons resultados. Enganar e mentir é uma forma de viver, que tarde ou cedo, leva a maus resultados e muita tristeza.

APELO: Deus espera que nós sejamos honestos sempre, em todo o momento.

ORAÇÃO: Devemos orar a Deus, para que nos dê a fortaleza de agir bem em todos os momentos, sabendo que a boa ação sempre trará bons resultados. (Ore com as crianças.)  

ATIVIDADES


































Nenhum comentário:

Postar um comentário