quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O PODER DA LÍNGUA

CONHEÇA MAIS: NÚMEROS 12:1-15

OBJETIVO: CONHECER MAIS SOBRE O PODER DA LÍNGUA. O PREJUÍZO OU O BEM QUE SE PODE FAZER COM ELA.

HISTÓRIA:


Queridas crianças, quantos de vocês têm um irmão menor? Eu já tive dois menores que eu. Sofri muito quando era pequena. Parecia que tudo era melhor para meu irmão mais novo. Seu nome era Moisés, porque foi salvo das águas pela filha de Faraó. Ele era mais mimado que eu, porque só estaria conosco até os doze anos. O que mais me doía era que parecia ser o preferido de mamãe. Isto deixava o meu coração muito triste. Quando crescemos, Deus nos deu uma responsabilidade e também parecia que Ele tinha uma preferência especial por meu irmão. Deu-lhe o cargo de cuidar de todo o povo.

Ele guiava muita gente. Bastava dar uma ordem e todos obedeciam. Porém, a mim ninguém dava importância. Parecia que eu não existia. Eu que cuidei dele e o ajudei quando era pequenino; parecia que isto não tinha nenhum valor.

Um dia, eu não suportei mais. Comecei a usar isto (aponte para sua língua.)

Para que serve a língua? Bem, para saborear as comidas e também para falar.

Eu comecei a falar contra o meu irmão. Meu outro irmão, Arão começou a falar também, um pouco influenciado por mim. Todo o povo de Israel começou a nos ouvir. Nós dizíamos que era injusto que Moisés tomasse todas as decisões. Começamos a rir dele, porque meu irmão era gago e não falava tão bem. As pessoas riam com essas coisas. E sabem o que aconteceu? Comecei a me sentir bem. Cada vez que falávamos de meu irmão, e de um modo muito feio. Porém um dia, ... Em um triste dia, Deus quis dar-me uma lição. 

Certa vez, eu despertei e vi que tinha todo o meu corpo coberto de manchas. Eu me assustei muito. Sabia o que isso significava. Deus falou para meu irmão e lhe disse que eu estava leprosa. Que me deixassem e continuassem a caminhada. Mas sabem, meu irmão, mesmo sabendo o que eu estava fazendo, com certeza, ficou triste muitas vezes, mas orou a Deus para que eu ficasse curada. E todo o tempo em que eu estive doente, mais de sete dias, o povo não continuou a viagem pelo deserto. Em todo esse tempo, meu irmão Moisés se preocupou para que nada me faltasse. Então, eu me dei conta de quão errada eu estava. A língua pode fazer muito bem, mas também pode fazer muito mal.

APELO: Sabem crianças, o controle da língua depende de cada um de vocês. Desejo que vocês a usem da melhor maneira possível, e que não sigam o meu exemplo. Quando forem falar, lembrem-se de mim: Miriam. E entendam que devem falar com sabedoria, jamais prejudicando alguém.

ORAÇÃO: Faça uma oração com as crianças, pedindo a Deus sabedoria, a fim de controlar sua língua e ser sempre uma bênção para os outros.  

ATIVIDADES

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário