sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Brincadeiras Bíblicas

Avaliação:
Batata Quente

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão.
Duração: 10 minutos
Público: crianças, 6 participantes.
Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.

Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.
Quando o professor parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem.


*************************************************************************************
Bichos.

Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.

Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.
Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..
Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.
*******************************************************************************

Bingo de Jesus

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão.
Duração: 20 minutos
Público: adolescentes, 6 participantes.
Material: papel, caneta, grãos de feijão ou milho.

Escreva as perguntas em tiras de papel e coloque-as num saco.
Com as respostas faça as cartelas de Bingo.
Cada cartela deve ter o mesmo número de respostas, mas procure misturá-las para que você não tenha 2 cartelas iguais.
Distribua as cartelas e grãos para as crianças e vá sorteando as perguntas.
Leia cada pergunta em voz alta, as crianças que encontrarem a resposta em suas cartelas devem marcar, colocando um grão de milho sobre a resposta.
A criança que primeiro marcar todas as respostas deve gritar "Bingo de Jesus".

Confira também em voz alta as perguntas e respostas, para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais confiram suas próprias cartelas.
Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala, etc..) ao vencedor.
Você pode continuar sem que as crianças desmarquem as cartelas, até ter o segundo e terceiro colocados.

Algumas sugestões de perguntas e respostas: Pecado é... Desobediência a Deus;
Nome do pai adotivo de Jesus... José;
Cidade onde Jesus nasceu... Belém;
Quando pecamos ofendemos a ...Deus;
Nome da Mãe de Jesus... Maria;
Principal coisa que Jesus ensinou... Amar a Deus a ao próximo;
Desenho que simboliza o amor de Deus... Cruz;
Anjo que avisou Maria do nascimento de Jesus... Gabriel;
Pessoas que vieram do Oriente para visitar Jesus... Reis Magos;
Pessoa que Deus prometeu enviar ao mundo... Jesus Cristo;
Quantos anos Jesus tinha quando ficou no Templo... 12 anos;
Jesus é o .... do mundo.Salvador;
Cidade onde Jesus morou na infância... Nazaré da Galiléia;
Deus está sempre pronto para nos... Perdoar;
Mãe de João Batista... Isabel;
Pai de João Batista...Zacarias;
O grau de parentesco entre Isabel e Maria...primas;
Jesus nasceu numa ... manjedoura;
Quem batizou Jesus... João Batista;
O Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de...pomba;


*********************************************************************************


Seu Noé, posso ir?Quantos passos?
Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala.
Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho"
.Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

*******************************************************************************
Memorizar Versículos

Tema: memorização.
Duração: 5 minutos cada.
Público: crianças, 3 pessoas.
Material: veja cada sugestão.

Jogo do Eco: O professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo:
olhos azuis;
os meninos;
cabeloscastanhos;
e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola:Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches :Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas :Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa).
Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra: Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras :Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.

5 comentários: