Culto Infantil
I. O Que
é?
É um programa de treinamento para alcançar as crianças no seu nível com o Evangelho.
II. Qual é o Propósito?
A. Para alcançar as crianças.
– Nível de entendimento.
– Oportunidade de participar na adoração.
B. Para ensinar as crianças.
– A crer e obedecer a Palavra de Deus.
– A respeitar a Casa de Deus.
– A adorar.
C. Para ganhar as crianças.
– Para Cristo.
– Para a Igreja.
– Para o serviço.
O cultinho não é para aliviar o problema de falta de espaço no auditório da Igreja, nem para “enrolar” as crianças durante a pregação.
Este tempo não é para ser gasto. É para ser aproveitado!!
III. Quando Realizar
A. Fica a critério da Igreja. O comum é cada vez que se tem uma mensagem “longa” no templo.
B. As crianças podem fazer parte da abertura (louvor) e saírem só na hora da pregação.
IV. Idade dos Participantes
Vários tipos de divisões:
– de berçário à maternal;
– até principiantes;
– até 6 ou 7 anos;
– até 10 anos (cultão).
Na Igreja, trabalhamos atualmente com quatro divisões:
– berçário
– maternal (2,3 anos)
– até 6 anos (não sabem ler) no “cultinho”
– de 7 a 10 anos no “cultão”.
Isto tem ajudado em muito com:
* a assimilação por parte deles;
* divisão das histórias adequadas;
* professores apropriados;
* mais disciplina e atividades compatíveis com cada idade.
V. O Que Fazer no Cultinho
Tem que distribuir o tempo com:
* cânticos
* oração
* história (apelo)
* memorização de versículo
* trabalho manual
* brincadeira
* banheiro
* lanche: pode ter sempre para maternal e ocasionalmente para cultinho * cultão.
Obs.: Não tem que fazer todas as coisas no mesmo dia.
“A ordem dos fatores não altera o produto” (depende do ânimo dos alunos, da complexidade do trabalho manual ou até do método escolhido para apresentação da história).
VI. Tipos de Histórias para o Cultinho
Podem ser seriadas ou avulsas:
A. Bíblicas
B. Não Bíblicas
C. Missionárias
VII. Escala de Professores
A. Maternal – não variar muito – dois a cada mês ou bimestre.
B. Cultinho – rodízio de dois – um conta a história, o outro ajuda (disciplina, banheiro, lanche, etc).
C. Cultão – um professor capaz.
VIII. Sugestões
– Trabalhos manuais variados:
§ Desenhos relacionados com a história para pintar.
§ Coquetel bíblico (caça-palavras, palavras cruzadas, labirinto, etc).
§ Confeccionar cartões para datas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc).
§ Colagens, montagens, etc. (porta-treco, porta-retrato, etc).
– Dramatização da história.
– Projetos missionários / outras campanhas.
Brincadeiras Bíblicas e não Bíblicas:
a) “Batata Quente” – para falar partes do corpo, versículos, etc.
b) Jogo do Dado – (nomes bíblicos, CEP [Cidade, Estado, País], versículos, etc).
c) Espada ao ar – fala um versículo e o primeiro a achar ganha.
d) “Forca” – (com nomes bíblicos).
e) Perguntas Bíblicas – (Competição meninos versus meninas ou grupos).
É um programa de treinamento para alcançar as crianças no seu nível com o Evangelho.
II. Qual é o Propósito?
A. Para alcançar as crianças.
– Nível de entendimento.
– Oportunidade de participar na adoração.
B. Para ensinar as crianças.
– A crer e obedecer a Palavra de Deus.
– A respeitar a Casa de Deus.
– A adorar.
C. Para ganhar as crianças.
– Para Cristo.
– Para a Igreja.
– Para o serviço.
O cultinho não é para aliviar o problema de falta de espaço no auditório da Igreja, nem para “enrolar” as crianças durante a pregação.
Este tempo não é para ser gasto. É para ser aproveitado!!
III. Quando Realizar
A. Fica a critério da Igreja. O comum é cada vez que se tem uma mensagem “longa” no templo.
B. As crianças podem fazer parte da abertura (louvor) e saírem só na hora da pregação.
IV. Idade dos Participantes
Vários tipos de divisões:
– de berçário à maternal;
– até principiantes;
– até 6 ou 7 anos;
– até 10 anos (cultão).
Na Igreja, trabalhamos atualmente com quatro divisões:
– berçário
– maternal (2,3 anos)
– até 6 anos (não sabem ler) no “cultinho”
– de 7 a 10 anos no “cultão”.
Isto tem ajudado em muito com:
* a assimilação por parte deles;
* divisão das histórias adequadas;
* professores apropriados;
* mais disciplina e atividades compatíveis com cada idade.
V. O Que Fazer no Cultinho
Tem que distribuir o tempo com:
* cânticos
* oração
* história (apelo)
* memorização de versículo
* trabalho manual
* brincadeira
* banheiro
* lanche: pode ter sempre para maternal e ocasionalmente para cultinho * cultão.
Obs.: Não tem que fazer todas as coisas no mesmo dia.
“A ordem dos fatores não altera o produto” (depende do ânimo dos alunos, da complexidade do trabalho manual ou até do método escolhido para apresentação da história).
VI. Tipos de Histórias para o Cultinho
Podem ser seriadas ou avulsas:
A. Bíblicas
B. Não Bíblicas
C. Missionárias
VII. Escala de Professores
A. Maternal – não variar muito – dois a cada mês ou bimestre.
B. Cultinho – rodízio de dois – um conta a história, o outro ajuda (disciplina, banheiro, lanche, etc).
C. Cultão – um professor capaz.
VIII. Sugestões
– Trabalhos manuais variados:
§ Desenhos relacionados com a história para pintar.
§ Coquetel bíblico (caça-palavras, palavras cruzadas, labirinto, etc).
§ Confeccionar cartões para datas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc).
§ Colagens, montagens, etc. (porta-treco, porta-retrato, etc).
– Dramatização da história.
– Projetos missionários / outras campanhas.
Brincadeiras Bíblicas e não Bíblicas:
a) “Batata Quente” – para falar partes do corpo, versículos, etc.
b) Jogo do Dado – (nomes bíblicos, CEP [Cidade, Estado, País], versículos, etc).
c) Espada ao ar – fala um versículo e o primeiro a achar ganha.
d) “Forca” – (com nomes bíblicos).
e) Perguntas Bíblicas – (Competição meninos versus meninas ou grupos).
LIDER DE CRIANÇA E JUNIORES
Orientações Gerais para o Líder de Crianças e Juniores
1. Criança: Um ser inteligente.
2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança:
Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais.
3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição.
4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas.
5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR
6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação
7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas.
8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas:
RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro".
9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças
10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos
11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens".
1. Criança: Um ser inteligente.
2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança:
Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais.
3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição.
4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas.
5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR
6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação
7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas.
8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas:
RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro".
9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças
10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos
11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens".
Disciplina na classe
Mantendo a Disciplina na Classe
O que significa Disciplina? É um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”. Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida. Mediante a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores, e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com outros nas músicas, artes e jogos. A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.
Deus, nosso Disciplinador Amoroso. Nosso exemplo de disciplina é o próprio Deus. Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus escolheu amar-nos. Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8). Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a nossa condição. Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo. Uma vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).
Suprindo as Necessidades com o Amor de Deus – A Base da Disciplina. Quando respondemos à disciplina de Deus, permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as necessidades de outros. Podemos prover melhor disciplina para outros quando estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito. Podemos então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossa lições e prover um ambiente ordeiro e estimulante para os outros. Um ambiente em que suas necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de realização sejam satisfeitas. Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor. Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de maneira observável. Trate cada criança com dignidade e bondade, como se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”. Mostre a sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro. Seja sempre cordial e positivo. Seja agradável, mas não permissivo. Você supre a necessidade de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então obediência. Ajude as crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas. Ao obedecer as regras, as crianças estão mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus. Ore também pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos. Que atividades podem dar a eles oportunidades de participarem com sucesso? Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre, mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido tentada com entusiasmo.
Como lidar com os Problemas de Disciplina. Nunca permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale bondosamente. Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê). Se recusar responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal comportamento não é a aceitável. Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro.A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato. Por exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela limpar a mesa. Em casos extremos você pode ter de tirar uma criança da classe. Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua sala.
Princípios Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer..Descubra os seus alunos. As palavras em Provérbios 22.6 “No caminho em que deve andar”, significam literalmente, “Segundo o seu caminho” ou a sua “inclinação” – suas opiniões e talentos dados por Deus. Embora você deva conhecer as características básicas da faixa etária que ensina (veja estudo anterior “Características das Crianças”, deve também ver cada criança com um individuo único).
Interceda por elas (1 Jo 5.14-15). Ore a favor de cada criança pelo nome. Peça ao Espírito Santo que opere na vida das crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a maturidade em Cristo.
Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14). Faça regras simples e em pequeno número, sempre baseadas em princípios bíblicos. Dê instruções cuidadosas. Deixe que os alunos saibam que a desobediência terá conseqüências. Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações. Lembre-se, um professor deve sempre cumprir a sua palavra. Quando você cometer um erro, esteja disposto a admiti-lo.
Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40) . Verifique se a sala de aula é atraente: decoração alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as atividades. Considere os arranjos das cadeiras em relação a prováveis problemas de disciplina. Fique atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo?
Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15). Considere a seguinte equação: “Oração + preparo adequado + apresentação apropriada = o aluno – um problema de disciplina”. Fortalece o seu ensino com oração e estudo. Chegue cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem distribuídos estão prontos. Não permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas ocasionais.
Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b). Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é. Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente. Ouça o que elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá descobrir a razão para seus atos. Nunca envergonhe uma criança. Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição. Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
Envolva cada aluno (Tiago 1.22). Planeje atividades que exijam participação. Seja sensível às personalidades e capacidades individuais. Nunca exponha a criança ao ridículo. Peça sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e com outros que se recusam a colaborar.
Nunca perca o autocontrole. Você não vai controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/ 16.32). Não permita que as surpresas o empolguem demais. Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo Espírito. O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula.
Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20; Provérbios 22.6). Leve as crianças ao Senhor. Depois ensine a elas a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.
O que significa Disciplina? É um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”. Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida. Mediante a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores, e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com outros nas músicas, artes e jogos. A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.
Deus, nosso Disciplinador Amoroso. Nosso exemplo de disciplina é o próprio Deus. Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus escolheu amar-nos. Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8). Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a nossa condição. Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo. Uma vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).
Suprindo as Necessidades com o Amor de Deus – A Base da Disciplina. Quando respondemos à disciplina de Deus, permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as necessidades de outros. Podemos prover melhor disciplina para outros quando estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito. Podemos então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossa lições e prover um ambiente ordeiro e estimulante para os outros. Um ambiente em que suas necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de realização sejam satisfeitas. Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor. Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de maneira observável. Trate cada criança com dignidade e bondade, como se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”. Mostre a sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro. Seja sempre cordial e positivo. Seja agradável, mas não permissivo. Você supre a necessidade de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então obediência. Ajude as crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas. Ao obedecer as regras, as crianças estão mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus. Ore também pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos. Que atividades podem dar a eles oportunidades de participarem com sucesso? Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre, mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido tentada com entusiasmo.
Como lidar com os Problemas de Disciplina. Nunca permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale bondosamente. Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê). Se recusar responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal comportamento não é a aceitável. Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro.A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato. Por exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela limpar a mesa. Em casos extremos você pode ter de tirar uma criança da classe. Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua sala.
Princípios Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer..Descubra os seus alunos. As palavras em Provérbios 22.6 “No caminho em que deve andar”, significam literalmente, “Segundo o seu caminho” ou a sua “inclinação” – suas opiniões e talentos dados por Deus. Embora você deva conhecer as características básicas da faixa etária que ensina (veja estudo anterior “Características das Crianças”, deve também ver cada criança com um individuo único).
Interceda por elas (1 Jo 5.14-15). Ore a favor de cada criança pelo nome. Peça ao Espírito Santo que opere na vida das crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a maturidade em Cristo.
Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14). Faça regras simples e em pequeno número, sempre baseadas em princípios bíblicos. Dê instruções cuidadosas. Deixe que os alunos saibam que a desobediência terá conseqüências. Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações. Lembre-se, um professor deve sempre cumprir a sua palavra. Quando você cometer um erro, esteja disposto a admiti-lo.
Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40) . Verifique se a sala de aula é atraente: decoração alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as atividades. Considere os arranjos das cadeiras em relação a prováveis problemas de disciplina. Fique atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo?
Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15). Considere a seguinte equação: “Oração + preparo adequado + apresentação apropriada = o aluno – um problema de disciplina”. Fortalece o seu ensino com oração e estudo. Chegue cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem distribuídos estão prontos. Não permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas ocasionais.
Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b). Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é. Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente. Ouça o que elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá descobrir a razão para seus atos. Nunca envergonhe uma criança. Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição. Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
Envolva cada aluno (Tiago 1.22). Planeje atividades que exijam participação. Seja sensível às personalidades e capacidades individuais. Nunca exponha a criança ao ridículo. Peça sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e com outros que se recusam a colaborar.
Nunca perca o autocontrole. Você não vai controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/ 16.32). Não permita que as surpresas o empolguem demais. Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo Espírito. O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula.
Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20; Provérbios 22.6). Leve as crianças ao Senhor. Depois ensine a elas a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.
TORNE O CULTO INTERESSANTE
Barb Jenista e Sue Miholer
Combine uma criança ativa e
um culto cedo na manhã com duração de mais de uma hora e não se
surpreenda se a criança tiver dificuldades para prestar atenção. Talvez
você tenha tentado distrair a criança com brinquedos, suborná-la com
alguma guloseima, até mesmo ameaçado-a com um olhar que diz: “Fique
quieta agora ou você irá passar o restante de sua vida em seu quarto”.
Mas ajudar seu filho a gostar
da igreja não precisa ser algo difícil. Com algumas atividades
criativas relacionadas ao culto você pode ajudar seu serelepe a prestar
atenção no culto e até mesmo compreender o que está acontecendo.
Tente usar algumas destas
sugestões a cada semana. Todas elas funcionam bem se você chegar alguns
minutos antes do início do culto.
Sente-se nos Primeiros Bancos
A fim de reduzir as distrações,
ajudará se você escolher sentar-se nos primeiros bancos de onde seu
filho tenha boa visão do altar e do púlpito. Isto lhe permite ver a
pessoa que apresenta a música e sentir-se “perto e íntimo” do pastor.
Antes do início do culto, converse com a criança a respeito das partes
diferentes da igreja – o altar, o púlpito, o batistério e outros
detalhes que sejam do interesse dela. Encoraje seu filho a prestar
atenção na forma como o pastor prega.
Sugestão Adicional:
Ainda, durante a semana, leve
seu filho à igreja e apresente-o ao pastor, se possível durante a
semana, e a outros membros responsáveis pelo culto. Mostre-lhe a igreja
por dentro, o púlpito a fim de que a criança conheça bem o santuário.
Isso evita as contorções envolvidas na exploração visual do santuário
durante o culto em si.
Algo Sério
Providencie um caderno de
anotações para cada membro da família. Permita que cada um o personalize
como quiser. Diga às crianças que elas podem usar esse caderno para
fazer notas a respeito do sermão, escrever uma relação de palavras ou
registrar perguntas que possam ocorrer sobre o culto ou o sermão. Antes
de sua família deixar a igreja, peça a seus filhos para escreverem uma
pergunta que você deseja que eles respondam no caderno: “Como você se sentiu quando a música foi apresentada?”; “Que três coisas na igreja você mais gosta?”; “Se você pudesse fazer uma pergunta ao pastor a respeito do sermão de hoje, o que perguntaria?”
Sugestão Adicional:
Durante a semana, use as
anotações de cada um para rever a mensagem. Falem a respeito de meios
pelos quais vocês podem aplicar o que aprenderam e conversem a respeito
das perguntas ou algo que não tenham compreendido.
Conjecturas
As palavras e conceitos usados
na igreja são quase uma língua estrangeira para muitos de nós
(especialmente para as crianças). Permita a seus filhos perguntar-lhe as
respeito das palavras que lhes são desconhecidas. Se possível, dê uma
explicação rápida e escreva a palavra para conversarem em casa a
respeito dela. Quando o pastor falar algo que é familiar à criança,
saliente isso. Por exemplo, caso ele fale em vencer problemas, comente
com a criança a respeito de Davi e o gigante Golias.
Elogie a criança quando ela
estiver ouvindo com atenção. Depois do culto converse com ela a respeito
de como ela pode aplicar o que ouviu à sua vida.
Sugestão Adicional:
Durante a semana, encoraje seu
filho e os amigos dele a brincarem de “igreja”. Permita-lhes serem os
lideres enquanto você assume a posição de membro. Este é um meio
excelente para saber o que seu filho entende da igreja e para esclarecer
algum conceito errado que possa ter. Os diálogos que vocês mantêm são
uma extensão natural do sermão.
Ganhar, Perder ou Desenhar
Leve lápis de cor e papel para a
igreja e peça a seu filho para fazer “anotações” durante o culto. Ele
pode começar por desenhos simples do que vê e ouve e depois passar para
palavras quando for mais velho.
Caso seu filho seja muito
pequeno e necessite de ajuda para desenhar, faça alguns desenhos antes
do culto para representar o pastor e outros “participantes” no culto.
Caso a leitura bíblica seja baseada em uma história conhecida de seu
filho como, por exemplo, Daniel ou Noé, desenhe pessoas e animais
referentes à história.
Depois do culto, peça a seu
filho para contar-lhe a respeito dos desenhos que fez ou do que
escreveu. Você pode até mesmo guardá-los em um livro especial de
recortes.
Sugestão Adicional:
Durante
a semana, prepare com seu filho um guia para ajudá-lo a ouvir.
Encontrem figuras de palavras que provavelmente irá ouvir durante o
culto: igreja, cruz, Bíblia, Jesus.
Senha
Olhem o boletim da igreja. Peça a
seu filho para fazer um círculo nas atividades que podem envolver a
família toda – hinos, orações ou leitura. Sublinhem as palavras
desconhecidas para serem discutidas mais tarde.
Façam uma estrela nos hinos
conhecidos no boletim. Se houver uma folha com o hino, vejam as palavras
que podem ser desconhecidas. Ensine o coro de algum hino desconhecido
da criança a fim de que possa participar na hora em que for cantado.
Faça uma relação de palavras que
provavelmente o pastor irá usar durante o sermão e peça para seu filho
fazer uma estrela ao lado quando ouvi-las. Caso ele ainda não possa ler,
faça desenhos. Para tornar essa atividade competitiva, coloque as
palavras ou desenhos em quadrados como bingo a fim de que seu filho
tenha pressa de preencher a linha.
Sugestão Adicional:
Durante a semana, ajude seu
filho a fazer sua própria lista de palavras. Ajude-o a pensar nas
palavras que normalmente ouve na igreja e escrevê-las ou desenhá-las em
uma folha pequena de papel. Aumente o número e complexidade das palavras
à medida do desenvolvimento da criança.
Todos ganham! Esses jogos farão
mais do que simplesmente ajudar seus filhos a se comportarem durante o
culto. Eles lhe permitirão integrar a igreja na vida diária de tal forma
que um complemente o outro. Ainda, você experimentará uma maravilhosa
proximidade com seus filhos nessa área especial da vida.
Barb Jenista e sua irmã Sue Miholer são co-autoras deste artigo com base em um seminário desenvolvido pela Barb, titulado: Kids in the Kongregation.
Inventário
_____
|
1.
|
Recepcionistas. Vocês
têm recepcionistas que dão calorosas boas-vindas às crianças como
também aos adultos? Ou melhor ainda, as crianças atuam como
recepcionistas juntamente com os adultos?
|
_____
|
2.
|
Expositor ao nível dos olhos. Vocês têm expositores atraentes, coloridos no saguão da igreja, no nível dos olhos das crianças?
|
_____
|
3.
|
Kit de boas-vindas. Vocês
têm adesivos ou kits de boas-vindas para serem entregues às crianças
visitantes? O kit pode incluir informação a respeito dos Clubes de
Aventureiros e Desbravadores, Classes da Escola Sabatina para as
crianças, Escola Cristã de Férias, etc.
|
_____
|
4.
|
Sinalização das classes. Há sinalização bem elaborada, indicando aos pais e às crianças suas respectivas salas da Escola Sabatina?
|
_____
|
5.
|
Centros de Interesse. As
salas da Escola Sabatina têm centros de interesse – mesas para
atividades artísticas, mesas com areia, centros de mídia, etc. – que
chamem a atenção das crianças?
|
_____
|
6.
|
Cores. Pensem em ambientes projetados para crianças. Elas apreciam as cores primárias! As suas salas são alegres e luminosas?
|
_____
|
7.
|
Mantas. Tenha à mão um suprimento de pequenas mantas coloridas tricotadas para os momentos necessários.
|
_____
|
8.
|
Excelência na programação. Os programas que são bem-planejados, organizados e seguros dizem: “As crianças são importantes nesta igreja”.
|
_____
|
9.
|
Mobiliário apropriado à idade. As mesas, cadeiras, banheiros e outros móveis são adequados à idade das crianças?
|
_____
|
10.
|
Fotos das crianças em suas atividades. As
fotos das crianças em suas atividades são mostradas com destaque?
Amplie as fotos das crianças e utilize-as nos cartazes como um
dispositivo de boas-vindas – “O José ama a Escola Cristã de Férias!”
|
_____
|
11.
|
Culto verdadeiramente intergeracional. As
crianças são de fato incluídas de forma significativa no culto? Elas
ajudam no serviço de cânticos, nas histórias, na oração ou interagem de
alguma forma durante o culto?
|
_____
|
12.
|
Boletim das Crianças. Elas recebem um boletim ou sacola de atividade, para as crianças menores, na hora do culto?
|
_____
|
13.
|
Coordenador das Crianças Visitantes. Vocês
possuem alguém na igreja com a responsabilidade de fazer acompanhamento
das crianças visitantes? É vital ter alguém que mantenha contato com
essas crianças por intermédio de cartões ou visita.
|
_____
|
14.
|
Pessoas que amam trabalhar com as crianças. Se
não estiver sendo implantado nenhum dos itens acima, mas vocês oferecem
o afeto e o amor dos membros da igreja, que realmente amam as crianças,
você tem o melhor ingrediente para o sucesso.
|
Acrescente 1 ponto para cada item implantado na igreja.
25 pontos para o item de número 14.
Some os pontos para ver a pontuação de sua igreja.
| ||
25–38 pontos: Maravilha! Vocês fazem parte de uma igreja amiga das crianças.
| ||
14–24 pontos: Continuem nesta boa obra! Vocês estão no caminho de se tornar uma igreja amiga das crianças.
| ||
01–13 pontos: Opa!
Leia novamente este artigo e veja se há outras idéias que podem ser
implementadas, a fim de tornar sua igreja amiga das crianças.
|
CALENDÁRIO Com datas importantes para auxiliar as comemorações de sua igreja
JANEIRO
01 - Dia de ano novo / Dia da confraternização Universal / Dia Mundial da saúde
06 - Dia da gratidão
07 - Dia da liberdade dos cultos/ Dia do leitor
14 - Dia dos Enfermos
15 - Dia mundial do compositor
21 - Dia Mundial da Religião
24 - Dia da Previdência Social / Dia do aposentado
30 - Dia da saudade
FEVEREIRO
27 - Dia dos Velhinhos
28 - Dia do Agricultor
MARÇO
08 - Dia Internacional da Mulher
12 - Dia do Bibliotecário
14 - Dia Nacional da Poesia / Dia do Vendedor de livros
15 - Dia da Escola
19 - Dia do Carpinteiro / Dia do Marceneiro
21 - Dia Internacional para a eliminação da Discriminação Racial / Início do Outono
25 - Aniversário da Casa Publicadora das Assembléias de Deus - CPAD
27 - Dia do Teatro
OBS: A PÁSCOA – DEPENDE DO MÊS QUE É COMEMORADO AS VEZES CAI EM MARÇO OUTRAS VEZES EM ABRIL
ABRIL
02 - Dia Internacional do livro Infantil e Juvenil
13 - Dia dos Jovens
18 - Dia Nacional do Livro Infantil
19 - Dia do Índio
21 - Dia de Tiradentes / Dia da Latinidade / Dia dos Policiais Civis e Militares
22 - Descobrimento do Brasil /
24 - Dia Internacional do Jovem Trabalhador
28 - Dia da Sogra / Dia da Educação
30 - Dia Nacional da Mulher
MAIO
2º Domingo - Dia das Mães
01 - Dia do Trabalho
13 - Dia da Libertação dos Escravos
JUNHO
2º Domingo - Dia do Pastor
05 - Dia do Meio Ambiente / Dia da Ecologia
12 - Dia dos Namorados
18 - Aniversário das Assembléias de Deus no Brasil / Semana Nacional de Oração
JULHO
20 - Dia Internacional do Amigo / Dia da Amizade
25 - Dia do Escritor
AGOSTO
2º Domingo - Dia dos Pais
SETEMBRO
2º Domingo - Dia de Missões
3º Domingo - Dia da Escola Dominical
01 a 07 - Semana da Pátria
07 - Proclamação da Independência do Brasil (1822) / Dia da Pátria
08 - Dia Internacional da Alfabetização
30 - Dia da Secretária
OUTUBRO
07 - Dia do Compositor / Dia dos Idosos
11 - Dia do Deficiente Físico
12 - Dia das Crianças
13 - Dia do Escritor
15 - Dia do Professor
29 - Dia Nacional do Livro
31 - Dia da Reforma Protestante
NOVEMBRO
02 - Dia de Finados
22 - Dia do Músico
25 - Dia Universal do Doador de Sangue
DEZEMBRO
2º Domingo - Dia da Bíblia (evangélica)
25 - Dia de Natal
31 - Fim de Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário