terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Cuidado com os Desenhos Bíblicos que você usa no Ensino Bíblico Infantil!"


Fazendo algumas pesquisas sobre Adão e Eva é comum se deparar com visuais coloridos, atividades, desenhos para colorir e recursos didáticos diversos que retratam a narrativa bíblica da desobediência de Adão e Eva comendo uma maçã.
Eu gostaría de saber, onde está escrito isso na Bíblia? Na verdade, não está!

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
 mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gn. 2.16,17
"E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Gn 3.6

Infelizmente, pessoas que não conhecem de fato a Palavra de Deus fazem ilustrações errôneas de determinadas histórias bíblicas. Cabe a nós, voluntários de modo geral no Ministério com Crianças, estudar e conhecer a Palavra de Deus para analisarmos o que vamos usar para transmitir os ensinos bíblicos as crianças.
Estou fazendo esse comentário que é só um exemplo de alguns que eu poderia citar como ilustrações equivocadas de histórias bíblicas que encontramos na internet e literatura voltada para o público infantil.
O fato é que não vi a Desobediência de Adão e Eva ilustrada comendo uma maçã só por materiais ditos não-cristãos, visuais e Bíblias Infantis de editoras muito conhecidas no meio cristão também tem ilustrado essa Lição Bíblica de maneira erradíssima!
Parece que não é nada demais ensinar as crianças que "Adão e Eva comeram uma maçã lá no Jardim do Éden e desobedeceram a Deus..."
Mas veja o que a Palavra do Senhor nos alerta em Apocalipse 22.18:
"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
 e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro."

No Ensino Bíblico as Crianças vale o uso do colorido e métodos diversificados para que elas compreendam de maneira mais fácil o ensinamento, mas jamais acrescente algo que não esteja na Palavra de Deus.
Para nós que levamos o Evangelho de Cristo aos pequeninos, fica a recomendação do Apóstolo Paulo:
 
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. ' 2ª Tm 2.15 
 
Vamos despertar, pois Ministério com Crianças precisa ser levado à sério!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário